
Este curso oferece bases teóricas para a compreensão do método do Teatro do Oprimido como um todo e para a preparação para sua prática: análise crítica e representação estética da realidade.
A parte teórica inclui os principais conceitos que estruturam o núcleo do método. Trata-se de um conteúdo essencial para o desenvolvimento adequado de cada uma de suas diversas técnicas.
As bases práticas são compostas por exercícios, jogos e técnicas – especialmente desenvolvidos para o ambiente virtual – que constituem estratégias estéticas que permitem identificar e investigar as áreas de interesse do grupo. A metodologia visa investigar as dimensões contextuais dos problemas identificados para representar as questões de interesse do grupo grupo.
O curso é baseado na Estética do Oprimido e investiga a possibilidade de utilização das técnicas do Teatro do Oprimido no ambiente virtual.
O curso está aberto a todas as pessoas que desejam conhecer, pesquisar e/ou aprofundar seus conhecimentos e desenvolver a prática do Teatro do Oprimido.
Conceitos básicos:
1- A Árvore do Teatro do Oprimido (uma visão geral do método)
2- Opressão (como conceito fundamental do método)
3- Contexto Social / ASCESE / Metáfora (a abordagem contextual para a produção teatral)
4- Estética do Oprimido (caminho do processo e produção artísticos)
Cada tópico será desenvolvido em uma reunião virtual com duas sessões de 90’cada – a primeira para discussão e a segunda para exercícios práticos – com intervalo de 30 minutos. Um conjunto de artigos, filmes e vídeos relacionados a cada um dos conteúdos do curso será oferecido antecipadamente aos e às participantes. O material Didático e as questões e observações encaminhadas previamente pelos e pelas participantes serão a base das sessões de discussão. Os exercícios práticos estimulam a compreensão da teoria discutida e viabilizam a aplicação prática dos conteúdos trabalhados.
Teatro do Oprimido Online
Encontro de Introdução Turma 1 – Jul 2020
Perdeu o primeiro encontro? Sem problemas. Veja no vídeo abaixo o que foi falado no encontro de introdução do dia 08 de julho 2020: